Na véspera do aniversário de 474 anos de Salvador, a Prefeitura deu início a um pacote de quatro grandes intervenções no Subúrbio Ferroviário da cidade. A região ganhará um terminal de ônibus, um mercado popular, um centro cultural e mais 710 moradias para a população de baixa renda. As ordens de serviço para o início das obras foram assinadas pelo prefeito Bruno Reis nesta terça-feira (28), durante solenidade na Rua do Arco do Triunfo, no Rio Sena.

As intervenções terão investimento total de R$ 265 milhões e integram o projeto Mané Dendê, que prevê iniciativas de urbanização e saneamento em cinco bairros do entorno (além de Rio Sena, Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma e Ilha Amarela). Os novos equipamentos vão suprir uma carência da região, atendendo diversas demandas apresentadas pelas comunidades. Esse conjunto de obras trará, na prática, benefícios tanto na área de mobilidade como nova dinâmica ao comércio local, além de estímulo à cultura e promoção de cidadania.

De acordo com o prefeito Bruno Reis, o centro cultural e comunitário será, na prática, um centro de convenções no Subúrbio Ferroviário, com auditório com 270 lugares, climatização, tratamento acústico e infraestrutura para encontros artísticos. Ele destacou também que o conjunto habitacional será o maior já construído pela Prefeitura na história da cidade.

“Terá padrão de alta qualidade, inclusive preocupado com a sustentabilidade e com o que há de mais moderno. Nós vamos investir mais de R$ 200 milhões na construção de 710 unidades, atendendo à demanda dos moradores dessa região. Algumas unidades terão três quartos, outras terão dois, outras serão sobrados, outras serão casas. As obras terão início imediato”, salientou.

Segundo Bruno Reis, o projeto Mané Dendê, que soma investimento total em torno de R$ 740 milhões, é a maior intervenção da Prefeitura, superando os valores do BRT, do Hospital Municipal e do Centro de Convenções. “É a maior obra que a gestão municipal de Salvador realiza em toda a sua história, e não poderia ser em outro lugar que não aqui no Subúrbio Ferroviário”, enfatizou o prefeito.

Ele lembrou ainda que, no ano passado, a primeira etapa do Mané Dendê já foi entregue pela Prefeitura. “Além das intervenções urbanísticas, o programa contempla saneamento básico, esgotamento sanitário, abastecimento de água e requalificação desta região. Uma obra que está prevista em quatro etapas. A primeira já foi entregue e a segunda é de toda a urbanização do entorno do canal, que era um rio e virou esgoto. Com fé em Deus, com esse trabalho que nós estamos fazendo, será recuperado e revitalizado e voltará a ser o Rio Mané Dendê”, afirmou.

Intervenções

O terminal de ônibus terá 2,1 mil m² de área e vai melhorar o dia a dia dos usuários do transporte coletivo. O equipamento terá sete baias para embarque e desembarque de passageiros, três para estacionamento de ônibus (estoque) e bicicletário. Também haverá recepção, sala administrativa, sala de descanso de motoristas, depósito, 10 lojas comerciais, quatro quiosques, quatro lanchonetes, sanitários públicos e subestação. Apenas para esta obra, o montante destinado será de R$ 16,3 milhões. A conclusão prevista é de oito meses.

O mercado popular, por sua vez, ficará sobre uma área de 841,81m² e vai gerar emprego e renda para os permissionários que atuarão no espaço. O edifício terá um pavimento térreo e ofertará conforto térmico, condições de acessibilidade e segurança, sendo ponto de comercialização de produtos diversos. O local vai abrigar dois quiosques e duas lanchonetes, 21 boxes e 48 bancas. A obra terá investimento de R$ 9,3 milhões e prazo de 12 meses de finalização.

Já o Centro Cultural e Comunitário possuirá recepção e área de espera próprias. Haverá cinco salas de aulas - sendo duas delas multiuso, uma de informática, uma de corpo e outra de música -, além de mais uma sala de leitura. A estrutura terá 2,5 mil m² de área e ainda contará com teatro com capacidade para 272 lugares, dois camarins individuais e dois camarins coletivos, todos com banheiros integrados inclusive para PCD.

O lugar também disponibilizará acesso de serviço independente, com elevador de carga e escada, dando acesso ao backstage, depósito, acervo e demais áreas técnicas. O novo centro terá investimento de R$ 28,4 milhões e prazo de 18 meses para conclusão.

Moradias

Por fim, a Prefeitura vai construir mais 710 habitações no Subúrbio, entre prédios, sobrados e casas, para abrigar famílias que residem em situação precária de moradia, no perímetro dos trechos onde ocorrem as obras do Mané Dendê. Vale lembrar que, em 2021, a gestão municipal entregou 260 moradias no empreendimento habitacional construído em Ilha Amarela.

Das 710 unidades que serão erguidas agora, 492 serão de apartamentos de dois ou três quartos, com banheiro, sala de jantar e estar, varanda, cozinha e área de serviço. Os edifícios ficarão nos bairros de Alto da Terezinha, Rio Sena e Itacaranha.

Serão construídos ainda sobrados compostos por 212 residências. Essas estruturas terão dois pavimentos, dois quartos, sala de jantar e estar, banheiro, cozinha, área de serviço, varanda e quintal e ficarão localizados em diferentes endereços dos cincos bairros da poligonal do Mané Dendê (Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela).

A Prefeitura também construirá seis casas térreas acessíveis, com dois quartos, sala de jantar e estar, banheiro, cozinha, área de serviço e varanda em diversas localidades dos bairros de Rio Sena, Itacaranha e Ilha Amarela.

O projeto de construção dos prédios, sobrados e casas foi discutido entre os moradores da região junto a representantes do grupo de trabalho do Mané Dendê. O investimento total para a construção das 710 novas moradias será de R$ 211 milhões e o prazo para conclusão das obras é de 30 meses.