A Prefeitura entregou nesta sexta-feira (31) a Estação Pituba do BRT e, com isso, todo o trecho 3 do modal de transporte urbano entrou em operação. O terminal, localizado nas imediações do Parque Júlio César, no Itaigara, contará com uma nova passarela no local para a travessia de pedestres na região, oferecendo maior segurança aos usuários. A entrega foi realizada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller.

Com a entrega da estação Pituba, além da linha que já está em operação, também será iniciada a operação de uma nova linha do BRT, a B02, que irá circular a partir da próxima segunda-feira (03) e terá intervalos de até 13 minutos nos horários de pico da manhã e da tarde. Para o prefeito, a implantação de mais uma estação do BRT influencia diretamente na vida das pessoas que necessitam do sistema, facilitando seu deslocamento e garantindo, sobretudo, qualidade de vida.

“O fato dos ônibus transitarem em faixas segregadas e exclusivas melhora muito o tempo de deslocamento, com maior agilidade que o sistema convencional, com precisão de horários para saída de cada linha. Com isso, ampliamos o número de linhas, alcançando trechos da orla da capital, fazendo a volta na Praça Nossa Senhora da Luz e retornando. É um roteiro que atinge diretamente esse centro comercial da cidade, onde milhares de pessoas circulam diariamente, podendo se deslocar em tempo reduzido, com conforto e segurança”, enfatizou.

A linha B02 sairá da via exclusiva e seguirá pela Rua Rio Grande do Sul até a Avenida Octávio Mangabeira e vai retornar na Praça Nossa Senhora da Luz. De lá, os veículos sobem novamente para o Itaigara e voltam à faixa exclusiva. Neste percurso, o ônibus fará paradas em três pontos regulamentados para o embarque e desembarque dos usuários: nas imediações da APAE, na praça Belo Horizonte e na praça Nossa Senhora da Luz. Nestes pontos, o acesso ao BRT será feito exclusivamente através do Salvador Card ou demais cartões de integração utilizados no sistema de transporte de Salvador.

Todo o trecho será feito em faixa preferencial, já sinalizada na via. Não será permitido aos demais veículos transitar pela faixa preferencial. Neste caso, a exceção é exclusivamente para aqueles que forem fazer uma conversão à direita, na rua Rio Grande do Sul, e à esquerda na rua Pernambuco, não sendo permitido o tráfego de forma contínua.

“A entrega da Estação Pituba permite que possamos ampliar o atendimento do BRT nessa região, permitindo que os usuários possam embarcar e desembarcar até a região da orla, oferecendo ainda mais conforto e agilidade no deslocamento por este trecho”, destacou o secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller.

Sobre a expansão do sistema, Bruno Reis destacou que o terceiro trecho segue em execução. “A cada nova estação, mais passageiros aderem ao BRT. Teremos funcionamento pleno do sistema a partir do momento em que entregarmos o trecho que vai do Cidade Jardim até a Estação da Lapa. Temos o sistema viário Rei Pelé, novas estações e elevados. Tudo para garantir que o sistema funcione adequadamente. Atualmente, resta concluir o trecho do Vale dos Barris até a Lapa para entregar essa primeira etapa. Os trechos são escolhidos de acordo com a demanda de transporte e o adensamento comercial e residencial, bem como presença de shoppings e lojas de serviços. Fico feliz por, na semana do aniversário da cidade, poder entregar várias obras em todas as áreas da cidade”, afirmou.

Estrutura

O acesso à estação será feito exclusivamente através da passarela. No sentido orla, o acesso será feito através da via marginal, nas imediações da escola Colmeia. Este ponto contará com paraciclos, onde os usuários poderão deixar a bike com segurança. Já no sentido Parque da Cidade, serão três acessos disponíveis. No ponto de ônibus localizado na via principal, em frente ao posto de combustíveis, serão dois acessos, sendo um através de rampa e outro por escadas. Já um terceiro acesso será através da Rua Alexandre Herculano.

Além das maquinas de auto atendimento, a estação contará também com equipes de venda de bilhetes. O acesso dos usuários será feito pelo piso superior, e a plataforma para o embarque e desembarque do BRT será no piso inferior. O equipamento conta ainda com sinalização para orientar os usuários, piso tátil, avisos sonoros e painéis de mensagens.

Operação

O modal tem registrado cada vez mais a adesão dos usuários que transitam entre as regiões da Rodoviária e Itaigara e, a partir de agora, facilitará o acesso até a região da orla. Desde a sua inauguração, em setembro de 2022, o BRT já transportou quase 2 milhões de usuários.

Com a entrega da estação Pituba, o modal passará a contar com 26 ônibus em sua operação. Em breve, uma nova linha será criada, e toda a operação contará com 44 veículos. Atualmente o equipamento conta com seis estações. São elas a Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara e Pituba. O BRT funciona diariamente das 5h30 às 22h.