A Prefeitura entregou nesta sexta-feira (31) duas obras de infraestrutura na Praça dos Reis Católicos, na avenida Centenário, no Garcia. O local ganhou uma contenção de encosta e um novo acesso viário que vai dar mais fluidez ao tráfego da região. As intervenções integram o pacote de ações para comemorar os 474 anos de Salvador e foram inauguradas pelo prefeito Bruno Reis. O investimento em ambas as intervenções foi de R$6,4 milhões.

“Essa contenção precisava ser feita para garantir a segurança das famílias que moram na parte alta encosta que fica próxima à praça. Era uma demanda histórica. Também realizamos toda a qualificação do entorno do viaduto dos Reis Católicos, abrindo essa nova alça que será importantíssima para ampliar a mobilidade”, destacou o prefeito.

Ele acrescentou que os condutores que trafegam pela avenida Reitor Miguel Calmon, oriundos da Praça Lord Cochrane (avenida Garibaldi), e precisarem acessar a avenida Centenário poderão utilizar o novo cruzamento que foi aberto nesta sexta. A obra vai beneficiar os motoristas que precisam seguir para algum dos dois sentidos da Centenário, uma vez que não há mais necessidade de fazer o retorno na Miguel Calmon (também conhecida como Vale do Canela).

O fluxo de veículos no novo cruzamento será controlado por meio de semáforos, que foram implantados após o túnel Teodoro Sampaio, no sentido Barra, depois do viaduto dos Reis Católicos, no sentido Centro, e na intersecção das avenidas. Desse modo, os condutores que já estiverem na Centenário deverão ficar atentos à mudança.

Fluidez no tráfego

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) reforçou as sinalizações horizontais e verticais no trecho para melhor orientar o cidadão. De acordo com o titular da autarquia, Decio Martins, o novo cruzamento vai encurtar o trajeto dos condutores e reduzir a quantidade de veículos que trafegam pelo Vale do Canela, que é uma das vias mais movimentadas da cidade.

Aliado a isso, condutores que estiverem na Av. Vasco da Gama com destino à Centenário também serão beneficiados, pois, não há mais necessidade de retorno no Vale dos Barris – basta seguir pelo viaduto da Garibaldi para chegar no cruzamento.

“Além de desafogar o trânsito no Vale do Canela, esse novo acesso fará com que se reduza a quantidade de veículos no Vale dos Barris, onde as obras do BRT devem chegar em breve. Com o cruzamento, os motoristas terão mais uma opção de tráfego, reduzindo a retenção de veículos no local”, explicou Decio Martins.

Proteção

Construída pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), a nova contenção de encosta construída na Praça dos Reis Católicos possui 150 m² de cortina atirantada e 1,9 mil m² de solo grampeado, sendo capaz de impedir acúmulo de água no talude e eventuais deslizamentos em dias chuvosos.

Antes do serviço, a encosta do local oferecia risco à população, inclusive para veículos e pedestres que circulam no entorno. Além da contenção, a Prefeitura fez a pavimentação asfáltica ao redor da praça, recuperando meio-fio e reforçando paisagismo com plantio de grama.